domingo, 16 de setembro de 2012

Hyundai HB20

Nova coluna do blog, agora falando sobre carros. Todas as novidades lançadas pelo mercado.

Hyundai HB20 começa a ser vendido em outubro, com preços entre R$ 31.995 e R$ 46 mil




Hyundai revelou esta noite oficialmente o HB20, seu primeiro veículo popular fabricado no Brasil. Ele tem como principal rival o líder de vendas VW Gol, e chega ao mercado em outubro. Conforme Autoesporte já divulgou com exclusividade, o hatch será vendido a partir de R$ 31.995 na versão básica Comfort, que contará com motor 1.0 12V de 80 cv de potência a 6.200 rpm e 10,2 kgfm de torque aos 4.500 rpm.
HB20 já traz de série ar-condicionado, direção hidráulica, travas e vidros elétricos, computador de bordo, duplo airbag frontal, faróis com máscara negra e quadro de instrumentos luminescente (que se mantém aceso o tempo todo). A Hyundai aposta no pacote de itens para fazer frente aos rivais populares.
Fabio Aro
Modelo coreano quer rivalizar com novo Gol no estilo e nos equipamentos (foto: Fabio Aro/Autoesporte)
Na versão topo de linha, o HB20 contará com um bloco 1.6 16V DOHC CVVT de 128 cv a 6.600 rpm e 16,5 kgfm a 5.000 rpm. A cifra coloca o motor como o mais potente da categoria no mercado, conforme a empresa coreana já havia prometido. As opções de transmissões serão manual de cinco marchas e automática de quatro. Completo, seu preço ficará na faixa de R$ 46 mil.
Fabio Aro
HB20 traz "design fluido", que chama atenção pelas curvas (foto: Fabio Aro/Autoesporte)
O nome foi uma mistura da nomenclatura do projeto (HB) com a numeração usada pela marca para os carros compactos, como o i20 vendido na Europa. Produzido na fábrica de Piracicaba, no interior paulista, o carrinho chega às lojas simultaneamente com sua estréia no Salão do Automóvel de São Paulo, no fim do mês.
Reprodução Internet
Modelo de concessionária que vendera o HB20
Concessionária própria
A Hyundai terá uma rede de concessionárias própria para vender o HB20 no Brasil e não utilizará as lojas grupo Caoa. Segundo a montadora, as revendas serão identificadas com uma moldura azul na porta principal, além da sigla HMB (de Hyundai Motor Brasil) presente ao lado do nome da concessionária. Nessas lojas serão vendidos apenas o modelo popular, enquanto os importados seguem sendo oferecidos pelo importador.
Carro com samba
O designer responsável pela criação do HB20, Casey Hyun, reforçou que o hatch foi desenvolvido para provocar alguma emoção logo à primeira vista. Até mesmo a imagem de uma passista de escola samba foi utilizada como exemplo de inspiração, apontando que a maneira como a dançarina flutua de forma atraente e provocante influenciaram no desenho do carro.

Além das inspirações nacionais, a Hyundai adotou seu já conhecido estilo de "escultura fluida", que se apoia nos pilares de natureza, aerodinâmica e eficiência. A lateral do HB20, marcada por curvas e recortes, representa bem este estilo, que também pode ser notada na grade dianteira e nas lanternas alongadas, que o destacam em relação aos rivais.
Hyundai
Interior da versão 1.6 topo de linha

Fonte: RevistaGlobo